quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Benefícios da caminhada


Quando fui diagnosticada com fibromialgia, a minha reumatologista aconselhou-me a fazer uma caminhada diária de cerca de 30 a 45 minutos, pois esta apresenta inúmeros benefícios, não só para quem tem fibromialgia, mas para a população em geral. Alguns dos benefícios da caminhada são:

- Melhora a circulação sanguínea
- Reduz a pressão arterial
- Reduz os níveis de colesterol e de açúcar no sangue
- Fortalece os músculos
- Reduz os níveis de stress e ansiedade´
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Ajuda a controlar o peso
- Ajuda a estabilizar os ciclos de sono

Desde que fui diagnosticada, faço uma caminhada todos os dias. E sinto-me bem. Claro que há dias em que me custa um pouco, principalmente quando durmo mal ou quando acordo muito cansada. Mas faço um esforço e vou. Além de fazer bem ao corpo, faz igualmente bem à mente, é uma forma de esvaziar a cabeça e pôr as ideias em ordem.

Por isso, o meu conselho é, se tiverem possibilidade e se o vosso corpo e a dor permitir, façam uma caminhada. Se não puder ser todos os dias, pelo menos dia sim, dia não. Nem que seja apenas 10 minutos. A minha mãe, como tem muitas dores nas pernas, não consegue fazer caminhadas muito longas, então, faz caminhadas de apenas 10 minutos, sempre é melhor do que nada. Experimentem.

Sem comentários:

Enviar um comentário