terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Fibromialgia e Síndrome do Intestino Irritável


É muito comum fibromialgia e síndrome do intestino irritável (SII) andarem de mãos dadas. A síndrome do intestino irritável caracteriza-se por cólicas violentas e por alterações gastrointestinais (obstipação ou diarreia). Agora que fui diagnosticada percebo que a minha SII era já o primeiro sintoma da fibromialgia.

Há cerca de três anos atrás comecei a ter cólicas violentíssimas, diariamente. Eram dores horríveis que quase não me deixavam respirar. Além das dores, também tinha diarreia quase diariamente. Perdi peso. Sentia-me muito, muito cansada, quase não tinha forças para me levantar de manhã e ir trabalhar. Andei assim durante alguns meses pois pensava que seria do stress ou então de alguma coisa que eu comia e me fazia mal. Entretanto, resolvi ir ao médico, fiz uma série de exames e análises e estava tudo bem. Mas as cólicas e o desconforto abdominal continuavam. O médico chegou à conclusão que poderia ser SII e receitou-me uma medicação que, na altura, acalmou as crises (sei que um dos medicamentos que tomei era o librax e o outro não me recordo mesmo do nome, mas sei que era um relaxante para as paredes do intestino). Ainda hoje tenho crises de cólicas horríveis. Há semanas em que ando bem e há outras em que tenho cólicas todos os dias.

A reumatologista que me diagnosticou a fibromialgia disse-me logo que a minha SII estava relacionada com a doença. Agora percebo o motivo de tanta, tanta dor abdominal. Entretanto, fiz algumas alterações na minha dieta, como já referi no post anterior, e isso também tem ajudado a espaçar as crises de SII. Reduzir nos produtos lácteos e nos produtos com glúten pode ajudar. No entanto, cada caso é um caso. Nesta doença. como em muitas outras, não há verdades absolutas e o que pode acontecer ou funcionar com algumas pessoas, com outras pode não ser igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário