terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fibromialgia - Tratamento complementar


Aquando do estabelecimento do plano de tratamento para a fibromialgia, além do tratamento com a medicação, é também aconselhável outro tipo de tratamentos, tais como actividade física moderada, hidroterapia, Pilates, reiki ou acupunctura.

Exercício físico - É importante que os doentes com fibromialgia façam algum exercício físico. Continuar a exercitar os músculos é essencial. No entanto, deverá ser um exercício moderado e, se possível, com acompanhamento profissional. Em vez do exercício físico, é sempre possível optar por uma caminhada diária de 30 a 45 minutos. É o que eu tenho feito. Todos os dias faço uma caminhada de manhã e sinto que me faz bem. Mas falarei disto mais ao pormenor numa próxima vez.

Hidroterapia - A hidroterapia costuma ser muito eficaz, mais concretamente no relaxamento muscular e na correcção postural. Hidroterapia é diferente de hidroginástica. A hidroginástica pode, por vezes, ser mais agressiva, com movimentos que podem ser mais dolorosos. Por exemplo, a minha mãe (também fibromiálgica) começou a fazer hidroginástica e teve de desistir pois as aulas eram muito violentas, o professor muito pouco compreensivo e ela saía de lá com mais dores ainda. A hidroterapia é diferente pois pressupõe exercícios mais leves, que têm como principal objectivo o relaxamento muscular.

Pilates - A par com a hidroterapia, a minha reumatologista aconselhou-me a fazer aulas de Pilates. O Pilates, como visa o alongamento muscular, pode ser também um aliado do relaxamento e do alívio da dor. Em princípio, irei começar a praticar no início do próximo ano. Depois deixarei aqui o meu testemunho sobre isso.

Reiki - O Reiki é uma terapia complementar, de origem japonesa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e que consiste na imposição das mãos e da utilização e canalização da energia universal. Esta terapia tem como principais benefícios o alívio da dor, a diminuição dos níveis de ansiedade e stress, entre muitos outros. No caso da fibromialgia, esta terapia pode aliviar pontos de tensão e aliviar a dor, além de equilibrar o organismo como um todo. O Reiki deve ser aplicado por um terapeuta com formação para tal, ou então pela própria pessoa após a formação em Reiki. É por este motivo que irei fazer o primeiro nível de Reiki em breve. Depois darei aqui a minha opinião.

Acupunctura - A acupunctura é, também, uma terapia reconhecida pela OMS e amplamente utilizada no tratamento de várias patologias, tendo efeitos positivos comprovados. Há relatos de doentes com fibromialgia que referiram melhoria significativa após começarem a fazer sessões de acupunctura. Esta é uma terapia que também estou a pensar experimentar. Se o vier a fazer, poderei, depois, falar com mais certezas e dar uma opinião mais concreta.

Estes são apenas alguns dos tratamentos alternativos ou complementares que podem surtir um efeito positivo e contribuir para o alívio dos sintomas. Posteriormente, irei falar de cada um com mais detalhe e pormenor.

Sem comentários:

Enviar um comentário