segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A Medicação


Como já foi referido anteriormente, a fibromialgia não tem cura. É uma doença crónica com a qual os doentes que dela padecem terão de lidar o resto da vida. O tratamento efectuado é à base de medicação analgésica e relaxantes musculares. Depois, cada caso é uma caso, há pessoas a quem determinada medicação surte efeito e há outras a quem a mesma medicação não tem efeito algum.

No meu caso concreto, a reumatologista que me diagnosticou e que me acompanha prescreveu-me: 

- Tramal (analgésico)
- Flexiban (indicado para tratar os espasmos musculares associados com a dor aguda; ajuda no relaxamento muscular)
- Lyrica (esta medicação pode ser utilizada em mais do que uma patologia; no caso da fibromialgia é prescrita, essencialmente, para ajudar no alívio da dor)
- Duloxetina (mais conhecido pelo seu uso em caso de depressão, no nosso caso é utilizado em associação com a restante medicação também para ajudar a controlar a dor; nas pessoas com quadros prévios de depressão, esta medicação é fundamental).

Neste momento, e por opção (ou teimosia) minha, não estou a tomar a Duloxetina. Isto porque se trata de uma medicação que não é assim muito simpática, causa habituação (a Lyrica também) e tem alguns efeitos secundários não muito agradáveis. Talvez, um dia, tenha mesmo de vir a tomá-la mas, por enquanto, prefiro não o fazer.

Volto a referir que cada caso é um caso e cada especialista prescreve a medicação que acha mais correcta. Como em tudo na vida, não há duas pessoas iguais e a medicação não actua da mesma forma para todos, muito menos numa doença tão peculiar como a fibromialgia.

O aconselhado é que os doentes com fibromialgia sejam acompanhados por especialistas em reumatologia que, consoante a evolução dos sintomas e, principalmente, da dor, irão ajustar as dosagens da medicação.

Deixo, desde já, aberto este espaço (na caixa de comentários) a quem queira partilhar a sua experiência com a medicação que toma ou já tomou.

Amanhã irei falar sobre os tratamentos não medicamentosos como, por exemplo, hidroterapia e Pilates, que dizem também contribuir para o alívio dos sintomas da fibromialgia.

1 comentário:

  1. Já tomei tramal e Lyrica por indicação médica. Mas não me lembro do diagnóstico.

    ResponderEliminar