sábado, 5 de dezembro de 2015

Mas, afinal, o que é a Fibromialgia?

Fibromialgia - Definição

A Fibromialgia é uma doença crónica caracterizada por dor difusa e pela presença de pontos dolorosos (18 ao todo) em regiões anatomicamente definidas. Além da dor, sintomas como fadiga, perturbações do sono, alterações gastrointestinais (como a síndrome do intestino irritado) e distúrbios emocionais (como a ansiedade) fazem parte do quadro sintomático da fibromialgia.

A dor é, de facto, o sintoma mais flagrante e o mais difícil de suportar. Pode afectar várias partes do corpo e intensificar-se mais numas regiões do que noutras. No meu caso, afecta-me mais as costas e braços. No caso da minha mãe, afecta-lhe mais as pernas e as articulações dos joelhos, tornozelos e anca.



Pontos dolorosos

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é feito por exclusão de partes, ou seja, é necessário despistar uma série de outras doenças compatíveis com os sintomas através de vários exames e análises sanguíneas. Se esses exames e análises registarem valores normais e se a pessoa apresentar os sintomas acima descritos acompanhados de, pelo menos, 12 pontos dolorosos, é estabelecido o diagnóstico de fibromialgia.


Tratamento

A fibromialgia não tem cura. O tratamento consiste no alívio dos sintomas através de medicação analgésica e de relaxantes musculares, associados a actividade física moderada (como caminhadas ou hidroterapia) e a um estilo de vida calmo e sem grandes perturbações, uma vez que a parte emocional está directamente relacionada com o agravamento dos sintomas. Nos últimos tempos, a medicina alternativa tem vindo a apresentar tratamentos complementares, como acupunctura e Reiki, que dizem ter algum efeito na melhoria dos sintomas.


A incompreensão

Por ser uma doença que não pode ser comprovada através de exames concretos, a fibromialgia ainda é olhada de lado por muitas pessoas, inclusive pelos próprios profissionais de saúde. Este facto aliado à pouca informação e aos poucos estudos que ainda há neste campo, faz com que os doentes com fibromialgia sejam, muitas vezes, incompreendidos e até desrespeitados. Muitas e muitas vezes são apelidados de preguiçosos e outras coisas que tal. Infelizmente, a ignorância ainda é muita e quem não sabe também não faz um esforço para se informar e tentar, pelo menos, compreender um pouco do tormento que é viver 24 horas por dia com dores e cansaço.

4 comentários:

  1. Tenho uma dúvida: só conheço mulheres com o problema. É uma doença essencialmente feminina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta doença afecta maioritariamente as mulheres (cerca de 85 a 90% dos casos são femininos). Ainda não se sabe ao certo o porquê...infelizmente, os estudos sobre esta doença são ainda muito escassos...

      Eliminar
  2. À minha mãe afecta-lhe mais as costas e as pernas, é uma doença terrível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo minha querida... à minha mãe é as pernas, há dias em que ela mal consegue andar com tantas dores...

      Eliminar